ANDROID 14 NOVA VERSÃO DO SISTEMA DO GOOGLE PODE CHEGAR EM AGOSTO 2023


Segundo informado pelo Google, a nova versão do Android tem previsão de chegada para agosto de 2023, o sistema operacional para dispositivos móveis já está rodando em fase de testes, veja quais as novidades descobertas sobre o Android 14.

O Google revelou em fevereiro de 2023, o cronograma de desenvolvimento do Android 14, conforme foi revelado o sistema terá melhorias de usabilidade para os smartphones, também para dispositivos dobráveis e tablets.

Novidades do Android 14


- Melhoria no uso de smartphones com dois SIM cards ou eSIM e uma entrada para chip físico, permitindo automatizar a escolha do SIM principal, com isso é possível ver qual tem a melhor conectividade no momento.

- Facilidade na remoção de aplicativos pré-instalados que só ocupam espaço, na configuração do sistema está o recurso chamado de bloatware, que lista esses apps que ficam em segundo plano e não tem utilidade.

- Na usabilidade para pessoas com deficiência visual, vai ter a opção de aumentar o tamanho da fonte em até 200% do tamanho original.

- Para dispositivos dobráveis e tablets, o novo sistema vai mostrar os nomes dos aplicativos da barra de tarefas, na versão atual apenas os ícones são exibidos, confundindo as pessoas que não tem muita experiências com esses aplicativos.

- Outro diferencial, é manter uma experiência integrada entre smartphone, tablet e dispositivo dobrável, o aplicativo vai funcionar exatamente da mesma forma em diferentes dispositivos, assim o usuário não vai precisar se adaptar a ele.

- O hub de aplicativos de saúde Health Connect, vai ser instalado por padrão no sistema.

- A possibilidade de clonar apps, beneficio que já tem nos Galaxys da Samsung, com isso o usuário pode ter dois WhatsApps ou outros aplicativos no mesmo smartphone.

- Na parte de personalização do Android 14, vai permitir a que os usuários personalizem botões de teclado externo, com objetivo de facilitar o uso em dispositivos com telas grandes como tablet, e será possível configurar gestos no touchpads.

- Em questão de segurança do sistema, a proteção de memória RAM será ativada por padrão em processadores baseados na arquitetura Arm v8.5 ou superior. 

- O Android 14 não deixará instalar aplicativos desenvolvidos para versões antigas do sistema, um bloqueio desenvolvido pelo Google.

- O usuário terá a opção de escolher quais mídias determinado aplicativo pode acessar, o sistema vai dar as opções "Todas as fotos", "Selecionar fotos e "Não permitir".

- Suporte para realizar ligações e enviar SMS via conexão por satélite.

- Aumento da vida útil de smartphones antigos, através de uma ferramenta que atualiza a autoridade de certificação (CA), assim o CA será atualizado mesmo sem a atualização do sistema.

- Melhoria no uso por gestos, por padrão o Android 14 vai mostrar uma prévia da página anterior ao executar o gesto para retornar, solucionando um problema que acabava voltando para tela inicial do sistema.
 


Previsão da chegada da nova versão Android 14

Conforme foi anunciado pelo Google, a nova versão Android 14 será lançada depois de agosto de 2023, sem data confirmada, pois atrasos podem acontecer, caso ocorram problemas significativos no sistema, mas a empresa até o momento esta seguindo o cronograma de testes, e não teve problemas críticos que afete no atraso.


O Android 13 foi lançado em 15 de agosto de 2022, se a empresa conseguir manter o desempenho do ano passado, talvez a nova versão será lançado no mesmo mês desse ano. Com tudo smartphones com sistemas baseados no Android 14, vai demorar mais tempo para aparecer, vai depender dos fabricantes de smartphones e outros dispositivos.


Postar um comentário

0 Comentários