quarta-feira, 1 de maio de 2013

Quais são os sistemas para aparelhos móveis?

Atualmente existem vários tipos de sistemas operacionais para aparelhos móveis, Tablets e Smartphones, e eles disputam vorazmente para conquistar a preferência dos usuários, consequentemente o primeiro lugar entre eles e por fim abocanhar uma bela fatia desse mercado e ganhar muito dinheiro para quem os desenvolveram. Mas quais sistemas para aparelhos móveis existem?

Você já deve ter parado para pensar, diante de tantas opções de sistemas, qual é o melhor para o uso diário, aquele que oferece recursos para facilitar a sua vida e consegue rodar leve e rápido. Aqui não vou entrar em detalhes técnicos sobre eles, apenas vou mostra-los resumidamente. Então vamos à eles:

iOS(Apple)
Foi com ele que tudo começou, graças a ideia genial da Apple de Steve Jobs em desenvolver o iOS, praticamente o primeiro sistema para aparelho móvel, que trouxe grandes novidades e revolucionou a indústria da tecnologia, rodando em um Smartphone com qualidade indiscutível, cujo nome é iPhone, fez desse aparelho o mais cobiçado e o mais vendido desde o seu lançamento.
Originalmente o iOS foi desenvolvido para rodar no iPhone, mas é usado no iPod Touch, iPad e Apple TV também da Apple. Ele foi apresentado junto com iPhone em 7 de Janeiro de 2007, atualmente está na versão 6.1.3, o sistema é completamente fechado, isso é, só a Apple pode modifica-lo. Um dos grandes atrativos do iOS é sua loja App Store, com vários aplicativos disponíveis para serem baixados.

Android(Google)
Seguindo no sucesso do iOS, o Google resolveu entrar logo nesse mercado promissor e comprou a Android Inc empresa desenvolvedora do sistema Android, baseado no núcleo do Linux, cuja proposta é de ser flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes, depois se juntou com outras empresas para melhora-lo, assim entrou de vez no mercado de aparelhos móveis. Seu primeiro aparelho surgiu em 22 de Outubro de 2008, chamado de HTC Dream ou G1.

Ao contrário da Apple que se limita a apenas um modelo de Smartphone para o iOS, existem vários modelos para o sistema Android, fabricantes como Motorola, Samsung, HTC, LG, Sony, Positivo, Acer e outras, criam aparelhos e modificam o sistema conforme suas necessidades.

Uma curiosidade do Android, é seus nomes serem de sobremesas e em ordem alfabética, começou com a versão Cupcake 1.5, depois vieram: Donut 1.6, Eclair 2.0/2.1, Froyo 2.2, Gingerbread, Honeycomb 3.0/3.1 lançada exclusivamente para Tablets, Ice Cream Sandwich 4.0 desenvolvida para ser usado em Tablets e Smartphones ao contrário das versões anteriores, e a versão atual é a Jelly Bean 4.1/4.2. As versões com as letras A e B não foram reveladas pela empresa.

A loja de aplicativos do Android é o Google Play, tem vários aplicativos para serem baixados, a maioria gratuito, apesar de ser mais recente que a App Store, já ultrapassou a loja da Apple em número de aplicativos disponíveis.

Windows Phone(Microsoft)
Esse é o caçula dos sistemas operacionais móveis desenvolvido pela Microsoft, ele é o sucessor do Windows Mobile, mas não é compatível com ele, o sistema foi lançado em 21 de Outubro de 2010, ele tem código fechado como o iOS. Roda em Tablets e Smartphones fabricados por empresas como: HTC, Dell, Samsung, LG, Acer, Fujitsu, ZTE e a Nokia fez uma parceria com a Microsft e produz Smartphones com Windows Fone deixando o Android de lado, os primeiros aparelhos fruto dessa parceria é  o Lumia 800 e o Lumia 710.

A primeira versão do Windows Fone é a 7.5 Mango, depois veio a atualização Tango e a mais recente é 8 Apollo. Como faz pouco tempo do seu lançamento, a loja de aplicativos do sistema oferece poucos apps para baixar.

Esses três sistemas móveis são os mais conhecidos, mas existem outros, não tão conhecidos assim, lançados recentemente, eles são:

BlackBerry OS(RIM)
É o sistema operacional móvel desenvolvido pela RIM, recentemente mudou de nome e passou a se chamar BlackBerry, nome do Smartphone de grande sucesso da empresa, que atualmente passa por uma crise econômica. A última versão do sistema é a 10, anunciada em 30 de Janeiro de 2013.


Ubuntu for Phones(Canonical)
Sistema móvel lançado recentemente, com base no Ubuntu para computadores, que é uma das versões do Linux, a interface gráfica é baseada no GNOME, roda em Tablets e Smartphones. Por ser um sistema novo ainda não tem aparelho com ele.

Firefox OS(Mozilla)
Sistema operacional móvel baseado no navegador Firefox e HTML5, desenvolvido pela Mozilla com o apoio de empresas como a Telefônica. Esse sistema ainda está engatinhando, foi lançado recentemente como o Ubuntu for Phones e os primeiros aparelhos a rodar o Firefox OS são o Keon e o Peak.

Outros sistemas móveis mais antigos, que você talvez tenha usado no seu aparelho, são: Symbian OS(Nokia), Windows Mobile(Microsoft), MeeGo(Intel/Nokia), Bada(Samsung), Web OS(Palm/HP), WinCE(Microsoft) e Palm OS(Palm).

Então é isso, existem três sistemas móveis na disputa com vantagem miníma para o Android, devido a sua flexibilidade, o maior número de aplicativos na sua loja e a variedade de modelos de aparelhos, mas tem quem prefira o iOS da Apple, por ser um sistema exclusivo, ter aparelhos com design atraente, único e ter aplicativos de qualidade na sua loja, já o sistema da Microsoft é leve, roda suave, tem aparelhos de qualidade e design elegante, e perde por não ter muitos aplicativos na sua loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...